O caminho para a "Tomada de consciência" dos estudantes do ensino médio sobre a emergência climática
O tema aborda a importância de não apenas conscientizar estudantes do ensino médio sobre as mudanças climáticas, mas incentivá-los em seu papel de agente transformador, a partir da tomada de consciência sobre o tema. Ele explora como esse tema é integrado nos currículos escolares e avalia a eficácia dos materiais didáticos e diretrizes da BNCC nesse contexto. A pesquisa que originou o tema utiliza uma análise textual discursiva para investigar leis, diretrizes educacionais e a influência da mídia na formação do senso crítico dos alunos. Os resultados sugerem que, apesar de a BNCC ser um bom guia, sua aplicabilidade é limitada no novo modelo de ensino médio, e a interdisciplinaridade dos conteúdos é insuficiente. A mídia é reconhecida como um importante veículo de educação ambiental. Dessa forma, o tema expõe e discute, de forma lúdica e simplificada, pontos de destaque sobre o tema alinhados à assuntos que os estudantes trabalharam em sala de aula, aproximando teoria e prática, para ampliar percepção de conhecimento científico desses jovens e desmistificar as ciências atmosféricas, a emergência climática e os processos de sustentabilidade, bem como suas consequências socioambientais.